Das 154 mortes registradas em Ilhéus, 121 foram de idosos com comorbidades

Idosos são as principais vítimas
Maurício Maron

Levantamento feito pelo Jornal Bahia Online aponta que das 154 mortes por Covid-19 registradas até o momento em Ilhéus, 121 são de idosos que apresentam doenças cardiovasculares e diabetes. Os números foram confirmados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.

As autoridades municipais atribuem o alto índice de mortalidade dos idosos ao fato de os responsáveis por eles estarem evitando a internação na Central Covid-19, na avenida Soares Lopes. "Infelizmente quando este público tem chegado no centro de referência já é tarde demais, com várias complicações", informa uma importante fonte da Sesau. 

Dos mortos registrados até o momento, 121 vítimas tinham idade entre 60 e 102 anos. e outros 17 óbitos, tiveram como vítimas, pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos. A pessoa mais jovem a morrer de Covid-19 em Ilhéus tinha 30 anos. Na faixa de 30 a 39 anos, quatro pessoas morreram vítimas da doença. De 40 a 49 anos, 12 casos com vítimas fatais.

O JBO apurou que a Prefeitura já pensa em realizar uma campanha de esclarecimento para que os idosos, logo nos primeiros sintomas, sejam encaminhados para a Central Covid. "É lá que aumentam as chances de salvar. É preciso que os familiares tenham essa consciência e não retardem qualquer possibilidade de atendimento", revela a fonte.